Dia dos Avós

Hoje é comemorado o Dia dos Avós.


Os nossos avós são aquelas pessoas incríveis que têm muito a nos ensinar. Precisavam realmente ter uma data comemorativa para eles. Existe uma tradição de que tudo é melhor na casa da vovó, a comida é mais gostosa... E que sempre deixam os netos fazerem tudo.


Essa data foi escolhida por ser o Dia de Santa Ana e São Joaquim. Segundo tradição da Igreja Católica e evangelhos não legítimos, seriam os pais de Maria e, consequentemente, avós de Jesus Cristo. Nos evangelhos oficiais, a genealogia de Maria não foi descrita.


A tradição da Igreja Católica conta que, no século I A.C., vivia em Nazaré um casal que não tinha filhos, dona Ana e o seu marido Joaquim. Eles rezavam todos os dias pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu, anunciando a gravidez de Ana. Essa criança foi batizada como Maria. 


Por essa razão, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que querem ter filhos e Santa Ana e São Joaquim considerados os padroeiros dos avós.


Uma senhora portuguesa, moradora de Penafiel em Portugal, Dona Ana Elisa Couto (1926-2007), avó de seis netos e também conhecida como Dona Aninhas, insistiu durante mais de 20 anos para que houvesse uma data comemorativa do Dia dos Avós. Em 2003, a Assembleia da República Portuguesa instituiu a data.


Devemos ter muito amor pelos nossos avós. Eu não tenho recordação dos meus avós paternos, mas os meus avós maternos, Inácio e Júlia eram duas pessoas muito amorosas e especiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo