Racismo no futebol

No ano passado, o racismo no futebol teve muita divulgação na mídia e gerou uma grande discussão. Mas nem essa repercussão fez esses casos de injúria racial diminuírem.

Aqui no Brasil, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol contabilizou 59 casos de injúrias raciais. Contam como casos de racismo xingamentos da torcida, que por vezes imitam barulho de macaco quando algum jogador negro toca na bola, como também injúrias raciais dentro de campo. Mas, às vezes, os próprios jogadores que sofrem esses insultos não os relatam, ou por terem vergonha, ou por não entenderem o ocorrido como um insulto, acham que essas discussões fazem parte do jogo.

Em Minas Gerais, após um clássico entre o Cruzeiro e o Atlético Mineiro, um segurança foi chamado de macaco por dois torcedores do Atlético, ao tentar apartar um princípio de confusão na saída do estádio. Esses torcedores foram identificados e irão responder judicialmente pelo crime de racismo.

Pelo mundo inteiro casos de racismo aconteceram. Na Ucrânia, na Rússia, Inglaterra, França, Itália mais de uma vez, ocorreram também alguns casos na Bulgária. Os árbitros quando percebem alguma manifestação por parte da torcida, param os jogos e esperam os torcedores se acalmarem para reiniciar os jogos.

É preciso ter consciência de que somos todos iguais e no mundo em que vivemos não deveria mais existir nenhum tipo de discriminação, nem de raça e nem de qualquer outro tipo.

Comentários

  1. Infelizmente a sociedade comete esse erro grave a quem tanto nos devemos, pela sua historia, trabalho e cultura afro-descendente.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... É ainda dizem que no Brasil não tem discriminação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo