Atentado contra a literatura

Ontem a Secretaria de Educação de Rondônia (RO), emitiu um ofício para os coordenadores das escolas públicas do estado, pedindo que recolhesse 43 livros.

Entre esses livros, havia alguns clássicos da literatura brasileira como Macunaíma de Mário de Andrade e Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Além desses, seriam recolhidas obras de escritores como Carlos Heitor Cony, Nelson Rodrigues, Euclides da Cunha, Franz Kafka e Edgar Allan Põe.

Segundo a SEDUC de Rondônia, eles receberam uma denúncia de que esses livros continham palavras de baixo calão. Ao se dar conta de que iriam recolher grandes clássicos da literatura, a Secretaria de Educação voltou atrás. Quer dizer, os jovens podem ter livre acesso a vídeos, músicas, filmes com todo o tipo de palavrões, pornografia e que incitam a violência, mas não podem ler grandes clássicos da literatura como Memórias Póstumas de Brás Cubas.

É preciso se valorizar a cultura de alto nível, como a dos livros que seriam recolhidos. Só assim, se formarão seres humanos melhores.

Comentários

  1. E verdade a educação transforma vidas

    ResponderExcluir
  2. Transforma mesmo. Essa é a função dela e a nossa é não atrapalhar que isso aconteça, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Precisamos abordar e muito essa pauta, Salvador Gama! Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo