Papel da imprensa durante a pandemia

Tenho pensado muito a respeito do comportamento da imprensa durante o covid-19.


Alertar, a imprensa alertou. Desde janeiro, alguns veículos de comunicação chamaram a atenção sobre a possibilidade do covid-19 chegar ao Brasil.


A imprensa tem feito uma ampla cobertura sobre o novo coronavirus. São muitas horas de informações, entrevistas, números, gráficos, médicos e infectologista tirando dúvidas... Enfim, têm prestado um bom serviço à sociedade. 


Mas, às vezes, como bem disse o Ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta na semana passada, é bom desligar a televisão e fazer outras coisas. Comentou ainda que a imprensa explora muito as notícias ruins. Está correto em suas afirmações. Desde os tempos da faculdade de jornalismo, aprendi que notícia ruim é que vende jornal, aumenta a audiência, gera likes ($)...


Outra função importante da imprensa é cobrar das autoridades públicas ações para tentar conter o avanço do novo coronavirus. Cobrar leitos em hospital, mais investimentos em saúde, mais testes para a doença, isso é função da imprensa.


Para termos um país melhor e uma sociedade mais justa, é preciso uma imprensa séria, isenta, imparcial, que não faça pré julgamentos e que ouça todos os lados envolvidos na notícia.


Comentários

  1. Olha so se a mifia so divulga noticia ruim paravender pra mim nao esta fazendo um bom trabalho pelo contrario esta causando panico na populacao. Ou sera que.ningu3m.ainda.se ligou que isto tudo e uma jogada politica para as eleicoes de 2022. Porque nao.divulgam.os 945 paci4ntes que tiveram alta noa hospitais da Italia curados da pandemia... imprensa comprada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que uma parte da mídia é tendenciosa. Mas será que não é melhor pecar pelo excesso de cuidados?Também já tinha pensado nisso, ninguém se cura do coronavirus? Realmente isso não tem sido divulgado. Espero que não estejam levando essa pandemia para o lado político.

      Excluir
  2. Vemos que o papel da midia nao tem atuado como ela realmente deveria, que e de forma imparcial, isenta e com regras; assim como outras profissoes. Desenvolver materias e entrevista esta em seu contexto. O que nao esta correto e manipula-las e fazer disso valer como unica verdade, porque nao e. Jornalistas que se prezam sao aqueles que ouvem os dois lados dos entrevistados e, que, ainda assim nao devem demonstrar as suas opinioes. Portanto desempenhar um papel jornalistico e manter o nao opinativo e sem voz, o que nao significa relatar fatos que sejam verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Também acho que ainda falta muito para o Brasil ter uma boa imprensa. Quem sabe com a chegada da CNN Brasil não melhora. O jornalista tem de fazer o seu trabalho sem julgar, com isenção. Tomara que melhore. Muito obrigado por comentar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo