Manifestações a favor do AI-5

Ontem, dia 19/04, ocorreram manifestações em diversas cidades brasileiras.


As manifestações foram a favor do AI-5, da intervenção militar, do fim do isolamento social e da reabertura do comércio. Os manifestantes também eram contra o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que teve alguns desentendimentos com o Presidente Jair Bolsonaro na semana passada.


Dois fatos chamam a atenção: o primeiro foi a presença do Presidente da República, que fez um discurso em homenagem ao Dia do Exército, em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. As recomendações da OMS são para ficar em casa e evitar aglomerações. Hoje, dia 20 de abril, já são mais de 40 mil infectados pelo novo coronavirus e quase 3 mil vítimas fatais. A pandemia é algo muito sério, vem causando estragos no mundo todo, mas as manifestações e aglomerações continuam, pois há quem as incentive.


Além disso, os manifestantes se mostraram a favor do AI-5 e da intervenção militar. O AI-5 foi o momento mais duro da ditadura militar no Brasil. Foi instituído em 13/12/1968 e revogado em 13/10/1978. O decreto dava poder aos governantes de fecharem o Congresso Nacional e punir arbitrariamente os que fossem inimigos ou considerados como tal pelo regime militar. Além de liberar a censura no cinema, teatro, música, televisão... É preocupante que ainda existam os que apoiem esse tipo de movimento.


Os brasileiros lutaram pelo fim da ditadura militar por mais de 20 anos. Fala-se tanto das vantagens da democracia, da liberdade de expressão, de imprensa, não podemos perder esses direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo