Isolamento social

A curva de casos do novo coronavirus vem aumentando dia após dia aqui no Brasil. Na Europa já vem diminuindo, até nos Estados Unidos a curva de contágio parece começar a dar sinais de queda. A América do Sul parece ser o novo epicentro da pandemia.


E no meio de todo  esse surto, os governadores de quase todos os estados brasileiros começam a afrouxar as regras do isolamento social. Ontem ouvi um podcast sobre o assunto e um repórter de Santa Catarina contou o que aconteceu em seu estado: Santa Catarina foi um dos primeiros estados a adotar as medidas de isolamento social. Depois de cerca de um mês, os números pareciam estar controlados e o comércio começou a ser aberto, a partir no dia 13 de abril. Três semanas depois, o número de casos tinha triplicado e o número de vítimas fatais por causa do coronavirus  tinha aumentado em mais de 100%.


Já para Pedro Hallal, doutor em epidemiologia e reitor da Universidade Federal de Pelotas, esse afrouxamento de regras, deve ser lento e gradual. O epidemiologista, que esteve à frente da maior pesquisa realizada no Brasil sobre o novo coronavirus, disse que a pesquisa mostrou que os casos de covid-19 no Brasil podem ser até 7 vezes maior do que o que tem sido divulgado, devido ao baixo número de testes.


Não é hora de diminuir o isolamento social. Pode-se começar a traçar um plano de reabertura lenta e gradual. Mas, por enquanto, é preciso pensar em como diminuir os casos do novo coronavirus.



Comentários

  1. Pois é Salvador e ouvir hoje que vai ser liberado o calçadão e as praias do Rio, não é nada bom. Estão se precipitando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo