Vulgarização do luto

"Um número muito grande de mortes em um desastre, sempre assusta. As pessoas levam um baque. Morreram mais de 250 pessoas em Brumadinho. Uma tragédia. Nos Estados Unidos em 2001, morreram quase 3 mil nos atentados de 11 de setembro. Três mil assim, de repente.


Mas quando as mortes vão se acumulando, ao longo de dias e de semanas, como acontece agora na pandemia, esse baque se dilui e as pessoas vão perdendo a noção do que seja isso. Oito mil vidas se acabaram, eram vidas de pessoas, amadas por outras pessoas, pais, filhos, amigos, conhecidos... Aí o luto dessas tantas famílias vai ficando só para elas, porque as outras pessoas já não têm nem como refletir sobre a gravidade dessas mortes todas. Que vão se acumulando todo o dia, todo o dia. Hoje são 8.500, amanhã a gente não sabe. Quando é assim, o baque só acontece quando quem morre é um parente, um amigo, um vizinho, ou uma pessoa famosa." Foi assim que um famoso apresentador de telejornal iniciou a edição de quarta-feira passada, dia 06/05.


Hoje, uma semana depois, esse número de mortes pelo coronavirus subiu para 13.149, um aumento de mais de 50% de mortes em uma semana. E eu concordo com as palavras do apresentador quando ele fala da vulgarização das mortes. Não são apenas números, são vidas que se perdem por uma doença que ninguém sabe direito como se proteger. É uma guerra onde ninguém sabe de onde vem o inimigo.


E ainda estão politizando a pandemia. Tem se falado muito mais de política do que da pandemia do novo coronavirus. O assunto do momento é o vídeo da reunião ministerial do dia 22/04, que parece ter sido decisiva para o pedido de exoneração do ex Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro.


O foco principal neste momento precisa ser o combate à pandemia. Essas mortes causadas pela doença não podem se tornar algo corriqueiro.

Comentários

  1. Comentários muito pertinentes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sao tantas vidas indo embora, que nem sepultamento digno pode dar a elas. O minimo para que seus familiares e seus mortos descansassem em Paz. O Brasil esta tendo um alto indice de mortes da COVID-19 e todos estamos perdendo parentes para esse virus. Tao devastador que nem a vacina ainda foi descoberta pelos pesquisadores. Espero que todos os paises se empenham em prol de uma formula definitiva de cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos em oração Paula. O inimigo invisível. Isso é o mais assustador. Com fé, paciência e mais um pouquinho de resiliência, vai passar!

      Excluir
  3. Vulgarização do luto, é triste, nas é a realidade. Com Fé, vai passar!!!

    ResponderExcluir
  4. Em nossas Oracoes vamos entregar a Deus todos os nossos sentimentos, as preocupações, o medo, a ansiedade, a angústia e tantos outros sentimentos que surgem dentro de nós, orando a Deus, reconhecendo que tudo que estamos vivendo agora, já foi perdoado, purificado e salvo por Deus.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que texto incrível. Descreveu muito bem nossa realidade. Esse é um tema sobre o qual tenho pensado. Como nos tornamos frios em relação ao luto. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Salvador, o texto diz o que o povo está passando e do sentimento de quem perdeu um parente, um amigo, um conhecido! Só que são tantas mortes, que as pessoas, começam a se acostumar com as tristes notícias! Não era para ser assim!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo