Gestão da Emoção

Esta semana tive a oportunidade de assistir às três primeiras aulas do curso de Gestão da Emoção do Dr. Augusto Cury. Foi a Semana da Gestão da Emoção.


Cury é psiquiatra, professor, conferencista e escritor brasileiro, um dos autores mais lidos atualmente. O seu livro O Vendedor de Sonhos, foi adaptado para o cinema em 2016.


Segundo o psiquiatra, as principais decisões de nossas vidas devem ser as de foro íntimo. O doutor citou como exemplo uma experiência: certa vez, comentou com alguns colegas de ensino médio o seu sonho de ser médico e eles zombaram dele, devido à desconcentração do jovem.


Contou ainda que já na faculdade teve depressão e que fez dessa dor a sua mais maravilhosa professora.


Ainda segundo o Dr. Augusto Cury, não  podemos ter medo da vida. Temos de ter medo é de não viver essa experiência maravilhosa de maneira intensa e inteligente.


Lembrou ainda que a memória passa por 4 processos: os gatilhos que disparam a cada estímulo e abrem múltiplas janelas; as janelas da memória que são três: as janelas killer ou traumáticas, onde o volume de tensão é tão grande que bloqueia a abertura de milhares de outras janelas; as lights ou saudáveis, que são oposto da anterior... E as janelas neutras, que não têm conteúdo emocional. Depois dos gatilhos e das janelas, a âncora fecha o fluxo dessas janelas e o auto fluxo que lê e relê a região da memória.


Neste momento de isolamento social e de pandemia, nosso estado emocional precisa estar em perfeito equilíbrio.



Comentários

  1. Pensei em postar mas já passou algum tempo. Comentei no meu face. Vou fazer um post sobre os cursos que tenho feito e vou escrever sobre ele. Muito obrigado por comentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo