Efeitos da pandemia no esporte

Hoje vou escrever sobre a volta das competições esportivas no mundo pós pandemia.


Primeiramente as Olimpíadas. Os jogos que seriam disputados de 24 de julho a 9 de agosto deste ano foram adiados para o ano que vem. Terão início no dia 23 de julho e terminarão no dia 8 de agosto.


Com relação à F1, a entidade cancelou todas as corridas que seriam disputadas no continente americano nesta temporada. Canadá, México, Brasil e Estados Unidos não terão provas da categoria mais famosa do automobolismo mundial este ano, por causa da pandemia do novo coronavirus. Será a primeira vez desde 1973 que o Brasil não terá uma corrida da categoria. 


Para a entidade, não faz sentido mudar de continente e montar toda a estrutura nas Américas para a realização de provas sem a presença de público. As três corridas que foram disputadas até agora não tiveram a presença de público.


A NBA, liga de basquete profissional norte americano, retorna os jogos hoje. Com um regulamento adaptado, as partidas serão jogadas em três arenas da ESPN Wide World of Sports, que faz parte do complexo da Disney, sem a presença de fãs nas arenas. Segundo a própria NBA, essas arenas estão dentro de uma bolha que foi criada dentro do Walt Disney World Resort.


Os eventos do MMA estão sendo realizados desde maio, mas sem a presença de plateia. Outros tipos de luta não têm previsão para retornar.


Esportes como o surf só devem voltar às competições em 2021.


O tênis, de maneira surpreendente, confirmou a disputa do US OPEN nos Estados Unidos, a partir do dia 31 de agosto, depois de quase seis meses sem competições. Sem a presença de público.


A famosa Corrida São Silvestre que, desde que eu me conheço por gente marca o fim do ano no Brasil, corre o risco de ser adiada.


E o futebol. A reta final dos principais campeonatos na Europa e os estaduais no Brasil estão sendo disputados sem a presença de torcida. A Eurocopa e a Copa América que seriam disputadas entre junho e julho foram adiadas para o mesmo período do ano que vem.


Em agosto, as finais da Uefa Champions League e da Liga Europa, que há muito tempo têm o formato de um jogo na "casa" de cada um dos times, serão disputadas em sede única (Portugal e Alemanha, respectivamente). Também sem torcida nos estádios.


Bem sei que neste momento o mais importante a se pensar é no combate à pandemia. Mas ficam algumas questões: qual foi o prejuízo econômico de alguns esportes por causa da pandemia e quando esses eventos voltarão a contar com a presença de público?









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo