Jorge Jesus

O treinador português Jorge Jesus não é mais o técnico do Flamengo.


Vai voltar para o Benfica, onde foi tricampeão português.


Em um ano e um mês no time rubro negro, ganhou 5 títulos (Libertadores e Campeonato Brasileiro em 2019 e Supercopa do Brasil, Recopa Sul Americana e Campeonato Carioca este ano). Foram 57 jogos, com 43 vitórias, 10 empates e 4 derrotas. Este ano foram 22 partidas (18 vitórias, 3 empates e 1 derrota). Mais de 80% de aproveitamento. Só perdeu a Copa do Brasil e o Mundial Interclubes do ano passado. Não me recordo de um treinador ter ganho tantos títulos importantes em tão pouco tempo.


Recebeu algumas críticas de treinadores brasileiros e isso o deixava bastante irritado. Segundo eles, o treinador não tinha vencido nada na Europa e não tinha trazido nenhuma grande novidade tática para o futebol brasileiro.


Bem, pelo Benfica, conquistou três títulos portugueses e foi a duas finais da Liga Europa. Perdeu as duas finais, mas há muitos anos os encarnados, como é conhecido o time em Portugal, não chegavam a finais de taças da Europa.


Sobre não ter trazido grandes inovações táticas, os seus comandados jogavam bem e para a frente. Fez grandes exibições como a vitória por 5x0 sobre o Grêmio no Maracanã, pelas semifinais da Copa Libertadores do ano passado. Além de ter sido cirúrgico ao pedir quatro reforços: Rafinha, Pablo Mari, Filipe Luis e Gérson chegaram para entrar no time e não sairem mais.


O treinador português perde financeiramente com a volta para o seu país. Além disso, pelo Benfica não tem tantas chances de conquistar títulos importantes fora de Portugal, como tinha no rubro negro carioca. Lá, o time português sempre terá pela frente os fortes times italianos, espanhóis, ingleses, alemães... Talvez tenha feito essa escolha para estar mais perto da família.


Mesmo não sendo flamenguista, confesso que fiquei triste por Jorge Jesus ter saído. Virei fã dele e acho que sua vinda foi muito boa para o Flamengo e o futebol brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo