Empreendendorismo

Hoje vou escrever um tema um pouco diferente. Será sobre empreendendorismo. Vou começar a abordar alguns temas sobre como empreender, soft e hard skills, dicas de entrevistas de emprego online... Coisas que tenho aprendido em cursos e lives durante esta pandemia e que acho que podem interessar a quem me acompanha por aqui.


A pandemia do novo coronavirus trouxe efeitos catastróficos para a humanidade. Milhões de pessoas já foram vítimas da doença. Só no Brasil, já são mais de 105 mil mortos e 3 milhões de infectados. A economia também vem sofrendo com essa crise da saúde pública. 


No Brasil, milhares de micro e pequenas empresas fecharam as portas. Segundo dados do IBGE, no trimestre de abril a junho de 2020, foram extintos mais de 9 milhões de empregos formais.


Pela primeira vez desde que o IBGE começou a medir o desemprego no país, existem mais pessoas desempregadas do que empregadas.


É hora de criar o seu próprio negócio e empreender. Mas como empreender com pouco dinheiro?


O SEBRAE e o SENAC têm ótimos cursos para micro e pequenos empreendedores. E esses cursos  podem ser até gratuitos.


A primeira coisa a pensar é no tipo de negócio que temos em mente. Será que ele é rentável? De quanto preciso para iniciar o negócio? Em quanto tempo vou recuperar esse capital investido inicialmente?


Outra questão importante é o público? Quem é ele? Onde ele está? Será que vai ter interesse no seu produto/serviço?


Eu próprio, já fui um empreendedor informal, quer dizer, não tinha uma empresa ou nada registrado. Em 2013 ou 2014, tínhamos uma horta caseira no terreno vizinho aqui de casa. Eu e a minha esposa vendiamos esses alimentos naturais sem agrotóxicos para pessoas conhecidas. Como tinha bastantes produtos, rendia bastante. A metade do lucro era para a manutenção da horta e o restante era para nós.


Em outra ocasião, vendi sacolés na rua. Minha esposa fazia e eu vendia na rua. Com o lucro, iamos preparando mais sacolés.


Acredito que no mundo pós pandemia, os empregos formais serão cada vez mais escassos. Então, esta é a hora de abrir o seu negócio.


Escrevi um texto sobre o assunto no blog do Movimento Conexão Empatia. 

https://www.conexaoempatia.com/post/hora-de-empreender

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo