Por que sou jornalista?

Hoje quero abordar o motivo de ter escolhido a profissão de jornalista.



Primeiro, vou explicar o porquê de estar há tanto tempo sem publicar textos por aqui. É que estou envolvido em outros projetos, como lives no Instagram sobre futebol, textos e vídeos no facebook e muito conteúdo no LinkedIn e textos no Twitter.



Voltando ao assunto, esta semana li no site da Folha de S Paulo um texto de jornalistas explicando o motivo de serem profissionais da informação.



Esse texto me lembrou um episódio ocorrido há mais de 20 anos. Durante a faculdade, um professor sugeriu que escrevessemos o motivo de termos escolhido a faculdade de comunicação, inspirados na música "Por que faço cinema", da Adriana Calcanhoto.



O meu texto e o de dois colegas foi para o site institucional da Universidade onde estudei. Tentei encontrá-lo mas não consegui. Resolvi escrever outro.



Jornalismo para mim é uma atividade de utilidade pública. Que outra profissão tem tanta representatividade, quais profissionais estão diariamente nas ruas atrás da verdade?



Faço jornalismo para mostrar à população a verdade dos fatos, os diversos lados de uma notícia, não para mostrar o certo, pois não sou o dono da verdade mas para informar a população.



Sem julgar, de maneira imparcial, sempre ouvindo todos os lados da notícia. E atualmente, tendo todo o cuidado com as fakenews e as meias verdades. Hoje é preciso o maior cuidado antes de publicar uma notícia. Checar, rechecar, verificar com outras fontes ou em outros veículos se a notícia é realmente verdadeira.



Neste momento estou buscando uma recolocação como jornalista, mas tenho esse espírito de repórter dentro de mim e luto pelos valores da profissão de jornalista todos os dias.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fakenews

Por que eu criei um blog?

Protestos contra o racismo